Compras para Empresas: economia dentro de um planejamento simplificado

A grande maioria das empresas não possui um departamento de compras exclusivo, focado na compra de produtos para o dia a dia ou insumos necessários para a produção. Neste sentido, centralizar tal atividade em uma pessoa que efetua este processo, ou até mesmo o proprietário do negócio da micro ou pequena empresa, acaba sendo a solução mais imediata.

Dentro do cenário apresentando, algumas conveniências podem levar ao equilíbrio e ajuste de necessidades dos produtos, principalmente diários, quando levamos em consideração o custo proporcionado pelo uso do tempo somado em tais atividades, mais a estrutura necessária com a atenção cedida dentro de todo contexto e gerenciamento dos itens.

Por isso, o CorporativoSupply, além de viabilizar uma solução altamente eficiente on-line para empresas focarem no que realmente importa no cotidiano, também apresenta informações importantes sobre produtos e recomendações de itens que podem trazer maior economia e uso consciente dos mesmos para um melhor aproveitamento.

Abaixo apresentamos 4 exemplos que irão facilitar sua vida, assim como o uso correto dos produtos e, caso você queira saber mais, conhecendo todos os mais de 15 mil itens oferecidos pelo CorporativoSupply, desde Copa e Cozinha até Materiais de Escritório, cadastre-se gratuitamente através deste link.

Produtos de Higiene e Limpeza para maior economia no dia a dia de minha empresa: 

Cloro Max Perfumado (Cloro ativo + Sabão) Galão 5 litros:  Limpa Lodo e Limo. Deve ser usado em superfícies laváveis e resistentes ao cloro.

Desinfetante Flores. Galão 5 litros – Volk: Indicado para uso domiciliar na desinfecção de banheiros e superfícies laváveis.

Limpa pisos Brilhantec. Galão 5 litros: Indicado para pisos laváveis, tanto de cozinhas quanto de banheiros, quartos e salas.

MultiPiso  Oxigênio Ativo. Galão 5 litros: Indicado, principalmente, para porcelanato. Maior poder de limpeza para cozinhas e banheiros. Limpa sem agredir. Tira limo.

Cada um dos produtos acima pode trazer maior economia e durabilidade perante a sugestão de aplicação abaixo:

Cada galão de 5 litros, possui uma diluição de 1 unidade para 20, ou seja, com um produto de 5 litros, você pode desenvolver em média 100 litros do material pronto pra uso. Maior Economia e Rentabilidade no seu dia-a-dia.

 

 

Consumo consciente no ambiente corporativo

O uso consciente dos recursos naturais e dos itens de higiene em geral são formas de preservação do meio ambiente, e também de redução de custos, o que gera grande impacto no caixa da empresa, levando em conta o grande número de funcionários.  Mas para que atitude se torne um hábito saudável em seu ambiente corporativo, é preciso uma comunicação interna que resulte na conscientização de toda a equipe.

Comece apresentando os dados estatísticos de um consumo não consciente. Você sabia que uma torneira aberta pela metade tem o desperdício de cerca de 6 litros por minuto? Este hábito feito pelas dezenas de colaboradores dentro de uma empresa, gera um gasto enorme! A partir de pequenos gestos diários, o meio ambiente vai agradecer, e o setor financeiro também.

DICAS

Por questões higiênicas, as empresas preferem oferecer o sabonete líquido aos seus funcionários, e este tem melhor eficiência quando usado com as mãos já umedecidas. Portanto: abra a torneira, umedeça as mãos, feche a torneira , pressione o dispenser de 1 a 2 vezes, ensaboe  e enxágue.  Não exagere, pois o quando o sabonete é usado em grande quantidade, produzirá mais espuma resultando em maior desperdício de água.

Mas o consumo consciente não para por aí, já parou para pensar quantas árvores são usadas para fazer as folhas que são usadas para que você enxugue as suas mãos? Vamos poupá-las! Retire o excesso de água balançando as mãos na pia, e use pegue apenas 2 folhas no dispenser, para enxugar as suas mãos, elas serão suficiente.
É com pequenas mudanças que se muda o modo como os funcionários se comportam e pensam. A atitude pode começar no ambiente de higiene, e acabar por se estender para o escritório na redução de papel sulfite entre outros itens, fazendo sempre o uso de recursos de forma a não exceder o que é realmente necessidade.

Os suprimentos mais consumidos no universo corporativo

Em meio a rotina de trabalho muitos itens são utilizados, muitos que os colaboradores nem se dão conta, só vão perceber quando sentem falta. E é por isso que estamos aqui, para garantir que os suprimentos do dia a dia estejam sempre em reposição para atender as necessidades.

Alguns dos itens tem maior durabilidade, e não precisam ser adquiridos todo mês, no entanto os mais consumidos são os de maior relevância no dia a dia! Vamos elencá-lo para que você anote e se organize.

  1. Sulfite: para a impressão de contrato, folhas de pagamento, pauta de reuniões entre outras.

papel-sulfite-a3-75g-report-premium-297x420mm-500-folhas_1_1200

2)Toners: O que adianta ter o papel sulfite mas faltar a tinta, não é mesmo? Tenha sempre toners em estoque.

HP-2600-Toner-Cartridges
3)Café: os colaboradores precisam de um cafézinho para despertar e estimular a criatividade! E claro, é sempre cordial tê-lo para oferecer aos seus clientes e reuniões.

producao-de-cafe

4) Álcool em gel: Este temos em 2 versões:

  • para mãos: friozinho se aproximando e junto com ele vem a gripe e os problemas respiratórios. Oferecer artifícios pata proteger os seus colaboradores é essencial.
  • para limpeza: o álcool em gel tem alto poder desinfetante, não deixa manchas, e evapora com rapidez.

alcool-gel1

5)Desinfetante: seja como borrifador ou em maior volume, é um item essencial para manter a higiene e limpeza do escritório.

clean

6) Papel Higiênico: item de extrema necessidade e que não pode faltar! É sempre bom manter em estoque!

S_8479-MLM20004805138_112013-O

7) Sabonete : continuando na sessão de higiene, o sabonete, de preferência líquido, está na lista de itens dos mais vendidos.

washing hands with liquid soap, white background

Comece o mês fazendo suas compras corporativas no CorporativoSupply, e automatize todo este processo integrando-o ao ERP de sua empresa.

Faça seu cadastro gratuito e conte com um mix variado de produtos que engloba o fornecimento de um enorme mix de produtos, como: Materiais de Escritório, Materiais de Higiene e Limpeza, Copa e Cozinha, Suprimentos e Acessórios de Informática, Telefonia, E.P.I e muito mais. Através de um contrato mensal, a sua empresa tem o processo de compras automatizado.

Gestão estratégica na compra de suprimentos corporativos

Com o avanço da tecnologia e as opções de se comprar pela internet (no caso B2B, a opção e-procurement) o gestor de aquisições tem a opção de automatizar o processo de compras de sua empresa. Como benefício se tem o tempo otimizado e o gestor sai do operacional e vai trabalhar apenas no alinhamento de estratégias com os objetivos da empresa,  o que resulta em uma melhor gestão de budget.

O CorporativoSupply trabalha neste universo, oferecendo uma plataforma de compras corporativas online, para suprir os suprimentos diários de uma empres, como higiene e limpeza, copa e cozinha, itens de escritório. As solicitações são enviadas à sua empresa e suas respectivas unidades.

Como funciona o e-procurement CorporativoSupply?

Para começar, basta cadastrar os usuários e os centro de custos para aumentar a autonomia e simplificar as solicitações de cada uma de suas filiais. Para limitar a aprovação, escolha apenas um dos usuários para autorizar a efetivação final das compras, mantendo um padrão seguro de compras.

E o melhor de tudo, é que todo este processo é integrado ao ERP de sua empresa, aperfeiçoando ainda mais a automação de compras.

Estatísticas

O gestor de compras pode monitorar as compras mês a mês gerando automaticamente diferentes relatórios, em relação à produtos, quantidades, usuários, quais foram autorizados e quais foram negados. Os documentos disponíveis não são só estes, você também tem a opção de fazer o download da NF-e a qualquer momento.

Logística

Dentro do contrato de compras está a cadeia de distribuição, onde é feita a entrega em cada uma de suas filiais, basta cadastrar os diferentes destinos com suas respectivas listas, que mês a mês sua unidade será abastecida.

Deixe a cara da sua empresa

Nossa plataforma é personalizável, você pode alterar cores, colocar o seu logotipo, como se o e-procurement fosse uma extensão de seu negócio.


 Automatize

Já pensou em automatizar as demandas de necessidades internas do dia a dia de seu negócio? Começar o mês recebendo todos os itens de higiene e limpeza, copa e cozinha e materiais de escritório? Com o CorporativoSupply você pode! Cadastre-se já, foque no seu negócio que nós cuidamos da logística de compras para sua empresa!

A automação de compras integrada ao ERP

ERP (Enterprise Resource Planning / planejamento de recursos corporativos) é um software corporativo que tem como principal função a integração e gerenciamento de dados, recursos e processos em um único sistema. Deste modo, as empresa atuam com a possibilidade de ter decisões mais assertivas em seus negócios, mensurando cada detalhe de forma automatizada e em tempo real, garantindo agilidade e eficiência às rotinas organizacionais.

Esta integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (financeiro, RH, marketing, compras, entre outros)  e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações e informações gerenciais).

Com todos os dado dos departamentos  integrados, é possível que haja a automação de boa parte dos processos, e uma delas é a automação do processo de compras corporativas. Uma vez que o ERP possui uma arquitetura de transações que faz a gestão do processamento de pedidos, controle e gerenciamento de estoque com mutação de acordo com o status, este pode ser integrado ao sistema do CorporativoSupply, para que as necessidades dos suprimentos diários sejam sanadas, eliminando o uso de interfaces manuais e a redundância de atividades para a realização das compras organizacionais, uma vez que o sistema otimiza o fluxo de informações.

Uma das mudanças mais perceptíveis com este planejamento de recursos corporativos, é a tomada de decisões ganhando outra dinâmica, trazendo assim uma diminuição de esforço por parte do setor de compras, já que há a redução de retrabalho (atividades repetidas) através do auxílio do ERP (que trabalha de forma inteligente e automatizada). A diminuição de custos também pode ser citada como consequência da automação de compras, quando integrada ao ERP.

Agregue inteligência, segurança e qualidade para as informações de sua empresa, fazendo a integração das necessidades de cada setor, e podendo assim, automatizar o processo de compras. Cadastre já seu negócio no CorporativoSupply, é gratuito, e tenha maiores informações de como funciona um contrato corporativo de compras e como automatizar este processo.

 

Consumo e Automação: seu tempo destinado à sua empresa.

Compras corporativas são necessidades vitais, seja qual for o porte da empresa ou atividade, e estamos falando das mais simples às mais complexas. Da produção ao dia a dia.

Contudo, ela não deve se tornar um contratempo ou algo que prejudique o crescimento sustentável do negócio, gerando passivos que podem ser eliminados ou amenizados. Neste sentido, o equilíbrio entre o controle das necessidades com o processo de automação, é um fator essencial para todo o negócio.

Necessidades

O CorporativoSupply conta com um mix variado de produtos, como itens de  escritório como: toners, sulfite, canetas, blocos, calculadoras (inclusive as científicas), agendas, pasta arquivo, entre outros. Confira nossas opções aqui.

Para que o ambiente de trabalho esteja sempre limpo para receber os clientes, e seja um ambiente agradável de convivência existem as necessidades de higiene e limpeza, que podem ser adquiridas também no CorporativoSupply, como desinfetante, álcool, papel higiênico, sabonete, entre outros.

E claro, o cafezinho de cada dia também pode ser adquirido em nosso site, assim como a própria cafeteira, açúcar, adoçante, filtro  e copos descartáveis.

Automação

Para impulsionar ainda mais a sua produtividade nós oferecemos a automação de compras para o consumo corporativo, basta cadastrar a sua empresa e seus funcionários do setor de compras em nosso site, e este processo é gratuito.

A partir do contrato de compras corporativas, além da automação, o setor de compras conta com a emissão de relatórios de compras a partir de diferentes critérios, basta você escolher e personalizar.

Entre já em contato conosco e descubra um universo de vantagens para a sua empresa.

Agilizando o processo de compras com automação para o dia a dia

A compra organizacional é o processo de decisão em que as organizações estabelecem a necessidade de comprar produtos (e serviços) para, depois, identificar e escolher entre marcas e fornecedores .

Este processo de decisão pode ter a intervenção de várias pessoas, tanto dos gerentes dos setores que estão fazendo a solicitação de produtos, o setor de aquisição, o financeiro e até mesmo de sócios, dependendo do valor total constituinte da compra final. O importante é que as pessoas influenciadoras estejam alinhadas com as estratégias organizacionais, para que as decisões não sejam discrepantes com as expectativas da diretoria.

As decisões devem ser pautadas pela razão, sempre levando em consideração as análises quantitativas e qualitativas a cerca desta compra, assim como a logística (condições e prazos de entrega), a abrangência de suprimentos de necessidade em um único fornecedor, as especificações dos produtos, amplitude de preços, quantidade, entre outros.

8 etapas para as compras organizacionais

A compra organizacional se dá por meio da interação do setor de compras com o fornecedor, e tal processo é feito de forma efetiva pelas seguintes etapas:

1- emissão de requisição de compras: No CorporativoSupply a lista de compras de sua empresa fica armazenada para que em futuros pedidos, nenhum produto seja esquecido.

2- análise e aprovação de requisição de compra: dentro de nosso sistema, tem-se a opção de se cadastrar vários usuários para que façam as requisições de seu setor, mas apenas 1 deles tem o poder de aprovar e efetivar a compra.

3- Negociações juntamente com o fornecedor: pensando na comodidade, o CorporativoSupply desenvolveu a opção de negociação dentro do próprio painel de gestão de compras, para que sua equipe tenha a melhor experiência de compras organizacionais.

4- fechamento dos pedidos

5- solicitação ao financeiro para realização do pagamento: negociações feitas, é hora de passar os relatórios e valores para que o setor financeiro efetue os pagamentos

6- acompanhamento da logística

7-  recebimento e verificação dos produtos pedidos: assim que os pedidos chegam até a empresa, é importante que se confira as 3 relações: a quantidade recebida com a quantidade descrita na nota, e o pedido feito.

8- Download da nota fiscal: Em nossa painel, você pode baixar a NF-e automaticamente.

O processo de compras organizacionais podem ser feitas de forma simples e sem burocracias no CorporativoSupply, um e-commerce B2B, composto por um mix de produtos completo. Estamos prontos para automatizar e otimizar o processo de compras de sua empresa, assim como a gestão e logística dos mesmos. Entre em contato conosco.

Como reduzir custos na gestão de compras?

No mês do consumidor, teremos um conteúdo voltado à redução de custos através da automação de compras, afinal, no universo B2B empresas também são consumidoras e devem adotar as melhores práticas para isso.

Comprar é muito mais que adquirir um produto, é a escolha de um método que traga o melhor custo-benefício à empresa, tendo em mente o impacto que isto acarretará devido a escolha realizada.

Um dos aspectos a serem levados em conta é o custo global, já que as empresas podem ter enormes lucros ou perdas dependendo do modo que o seu processo de compras é conduzido.

Escolha comprar no e-procurement

No universo B2B, a sua empresa não precisa de uma terceira empresa mediadora, o departamento de compras de sua empresa tem total acesso e controle para fazer compras diretamente conosco, com os preços de distribuição. Um processo de compras pautado na relação B2B é otimizado, tem redução de custos, maior eficiência operacional e lucrativa.

Baily et al. (2000) descrevem que o processo de compras cada vez mais está se envolvido na tomada de decisões estratégicas das empresas, já que o  departamento de compras é visto como uma área de agregação de valor, não simplesmente de redução de custos, mas também a maior consciência do crescimento do gasto em materiais e do potencial de lucro de compras.

Qualidade

Assim como as transações B2C, é sempre importante fazer o comparativo de custo benefício, não é porque a compra é para a empresa que não se deve olhar para a qualidade. Muitos setores de compras têm focado apenas nos preços isolados dos produtos, sem levar em conta a procedência, qualidade e custos logísticos de entrega envolvidos, e quando um setor age de tal forma, é bem provável que o custo final seja bem maior do que o investimento inicial estipulado no orçamento destinado àquela aquisição.

Negociação

As negociações e renegociações são sempre viáveis e significativas quando se trata de reduções de custos, sem deixar de garantir o suprimento de itens diários dentro de uma empresa ou escritório.

Observar as dívidas

Caso a sua empresa tenha uma reserva de capital, o ideal é que se tente quitar ou diminuir todas as dívidas com alta parcela, para que os pagamentos mensais sejam diminuídos, reduzindo assim, os riscos de maiores juros e dívidas futuras.

Comprar com base no lote econômico de compra 

Os modelos de lote econômico de compra visam determinar a quantidade de compra que conduz ao menor custo total, um clássico processo de redução de custo por volume comprado.

Comunicação entre os departamentos

Martins e Alt (2001) afirmam que:
Toda empresa na concepção de seus objetivos necessita de grande interação entre todos os seus departamentos ou processos, no caso de assim estar organizada. A área de compras interage intensamente com todas as outras, recebendo e processando informações, como também alimentando outros departamentos de informações úteis às suas tomadas de decisão.

O  compras precisa estar em contato com as diferentes áreas da empresa, seja para ter informações mais precisas sobre as demandas internas ou para conhecer exatamente os números do estoque, o que facilitará a sua negociação e evitará comprar elementos a mais que prejudicaram a gestão de estoque.

Facilidades do CorporativoSupply

Sua empresa não precisa mais se preocupar com diversos fornecedores, já que possuímos um mix de mais de 15 mil itens, que vão suprir as necessidades diárias de sua empresa. Nosso leque de produtos abrangem as áreas de higiene e limpeza, copa e cozinha, segurança, itens de escritório, telefonia, entre outros.

A sua empresa também irá contar com um painel de controle de gestão de compras com emissões de relatórios personalizados.

Faça já o cadastro da sua empresa, é gratuito, e descubra um universo de vantagens!

 

Estratégias organizacionais aplicadas ao processo de compras

Em muitos artigos, nós já enfatizamos que o setor de compras deixou de ser apenas tático e mecânico para ser proativo e estratégico. No entanto, muitas empresas ainda estão no começo ou não necessariamente necessitam e um setor de compras exclusivo devido ao core business de seu próprio negócio. Por isso faz-se a necessidade do uso de estratégias organizacionais no processo de compras, para que otimize o tempo gasto com as compras e se possa focar em seu negócio.

O surgimento da crise do petróleo de 1973-1974 foi marcante para a atuação do compras, devido à redução de matéria-prima no cenário mundial. Tal fato, demandou do Compras uma atitude mais ativa para o suprimento das necessidades internas das empresas. Hoje o cenário também é de crise, e as novas formas de gerenciamento da produção, como Just In Time (JIT), Gerenciamento pela Qualidade Total, dentre outras práticas buscam a redução de custos mediante às necessidades.

Colaboradores como parte do processo

Essa nova postura do processo de compras demanda novas habilidades do pessoal envolvido, a fim de corresponder às altas responsabilidades dessa área. Dentre essas, destacamos:

Habilidades analíticas financeiras, desenvolvimento de relacionamento e habilidades contratuais, gerência de projetos e desenvolvimento de estratégias e negociação.

Influência dos conceitos de gestão

Através do uso de estratégias organizacionais, o setor de compras começa a se obter de vantagens competitivas para a sua empresa, alavancando assim a lucratividade. Uma vez que a aquisição de produtos, dependendo do ramo do negócio, pode chegar a 50% das receitas brutas, segundo Martins et al.(2006). Portanto pequenos ganhos são sempre advindos das estratégias, são sempre bem-vindos.

Compre Bem

O planejamento é altamente importante para organização, possibilitando maior controle sobre todas as situações, incluindo as estratégicas de decisões atuais e futuras sobre a gestão de compras, sempre alinhadas ao plano estratégico corporativo.

“comprar bem é um dos meios que a empresa deve usar para reduzir custos”. (DIAS: 2008, p. 260)

“Uma definição bem conhecida dos objetivos de compras é: comprar a qualidade de material correta, no tempo certo, na quantidade exata, da fonte certa, ao preço adequado.” (BAILY, 2000, p.31)

A continuidade do abastecimento na quantidade e qualidade compatíveis com o processo produtivo, a fim de atender as necessidades do dia a dia da empresa, ou escritório.

Existem certos mandamentos que definem como comprar bem e que incluem verificação de prazos, preços, qualidade e volume. Além da inclusão de novos processos como o enxugamento do processo de cotação escolhendo um único fornecedor e a otimização de fluxo logístico. Por estes motivos, a automação de compras mensais, é a melhor alternativa para um melhor gerenciamento, e para que você possa se focar no seu negócio. Além do fato que a fidelidade à um único fornecedor permite melhores condições de negociação.

Como vamos te ajudar?

O CorporativoSupply é um e-commerce B2B, com um mix de produtos variados. Estamos prontos para automatizar e otimizar o processo de compras de sua empresa, assim como a gestão e logística dos mesmos. Entre em contato conosco.

Faça seu cadastro gratuito e conte com um mix variado de produtos que engloba o fornecimento de um enorme mix de produtos, como: Materiais de Escritório, Materiais de Higiene e Limpeza, Copa e Cozinha, Suprimentos e Acessórios de Informática, Telefonia, E.P.I e muito mais. Através de um contrato mensal, a sua empresa tem o processo de compras automatizado.

 

Planejamento da Rotina de Reposição de Materiais

Os afazeres dentro de uma empresa são realmente diversos, e faz com que acabemos esquecendo algumas necessidades básicas do escritório.

Já pensou se acabam os papéis quando se está prestes a imprimir um contrato?

Por isso é importante estar atento ao estoque e à reposição de itens de suprimentos diários. Tanto para não deixar faltar, quanto para não sobrar causando desperdício.

É preciso prover todas as necessidades de materiais da empresa na quantidade certa e na hora certa, como recomendado pelo método just-in-time (já escrevemos a respeito, para ler, clique aqui).

Através da plataforma do CorporativoSupply você pode determinar que um produto seja enviado somente quando necessário, de acordo com o que for estipulado por sua empresa, visando assim, significativa redução dos custos operacionais.

Uma dica extremamente relevante é solicitar a quantidade de materiais de acordo com os prazos de logística e recebimento, tendo assim uma margem de segurança com tolerância de atrasos.

Matematicamente falando

Lote de reposição é a quantidade média mensal de produtos vendidos, dividido pela frequência de compras de mercadoria ou matéria-prima.

Fórmula: lote de reposição = consumo médio mensal ÷ frequência de compra


Lista de materiais essenciais

Você pode automatizar a reposição de suprimentos do dia a dia de sua empresa em nossa plataforma, e para isso fizemos uma simples lista com os 3 principais grupos de materiais para o funcionamento do escritório.

Itens de escritório: Papel sulfite, pastas, cartuchos e toners, pastas suspensas, arquivos mortos, lápis e canetas.

Copa e Cozinha: Café, filtro, açúcar, adoçante, chás, detergente, desengordurante, esponjas.

Higiene e limpeza: Papel higiênico, sabonete, desinfetante, água sanitária, álcool em gel, flanela, vassoura, rodo e saco de lixo.