Você sabe o que é fluxo de caixa eu qual sua relação com o setor de compras de uma empresa?

A organização financeira de qualquer empresa é fundamental para o seu sucesso. Para isso, algumas ferramentas são utilizadas, como: fluxo de caixa. O objetivo nada mais é que projetar e apurar o saldo disponível, para garantir que haja capital girando na empresa, para que haja caixa o suficiente para aplicações ou gastos extras.

De forma a trabalhar com o fluxo de caixa, todos os custos da empresa deve ser registrado: os pagamentos, tanto à prazo quanto à vista; e os recebimentos, à vista ou à prazo também.

Outra coisa que tem que se levar em conta é que o empresário terá uma visão mais abrangente das coisas, tendo um olhar sobre o presente e o futuro da empresa. Dessa forma, ele poderá ficar tranquilo em relação a cortar gastos, poderá elaborar promoções favorecendo a empresa e/ou solicitações de adiantamento do salário do funcionário, por exemplo.

Qual o papel do fluxo de caixa no planejamento financeiro?

Um profissional do setor de compras precisa saber negociar. Ser um bom comprador é uma das competências desse profissional, que precisa ter uma boa estratégia de negociação. Sendo um estrategista, as chances de fechar uma boa compra para a empresa são grandes.

Na hora da negociação da compra, o que deve ser analisado é o óbvio: o melhor preço. Para isso, o fluxo de compras anda lado-a-lado com o compras, já que o comprador precisa ter conhecimento sobre os interesses estratégicos da empresa, como, por exemplo, se ela vai ter caixa o suficiente para bancar a compra e o nível de urgência e prioridade do item a ser comprado. Ora, se uma empresa está sem papel o suficiente para todos os setores, mas ainda há certo estoque de cartuchos para a impressora, a prioridade seriam os papéis.

O comprador deve ter em mente que há uma relação estabelecida com o fornecedor. Não há como forçar muito a negociação nos preços, pois precisa ter noção de que o fornecedor não pode ficar sem capital de giro por não ter recebido o suficiente para manter sua operação.

  • Melhores prazos

Os melhores prazos de pagamento, recebimento de produto ou prestação de serviço também é uma vantagem importante da negociação do setor de compras.

Muitas vezes pode acontecer do fornecedor do material querer renegociar o valor da matéria-prima que ele te vende. Se você tem uma empresa e não tem como parar de fabricar, você tende a negociar um melhor prazo de pagamento, ou seja, se antes você pagava em quinze dias, agora você quer pagar em trinta dias. Dessa forma, apesar do valor ser maior, você consegue pagar o seu fornecedor por haver um prazo maior, depois de ter realizado todo o processo de manufatura do produto e vender suas primeiras unidades. Dessa forma, você conseguiu girar melhor seu fluxo de caixa e não pagou as obrigações antes de ter vendido o produto.

Os prazos são essenciais para a organização adequada de qualquer empresa, pois você tem a possibilidade de pagá-los após a venda do seu produto.

Alinhamento com a estratégia da empresa

O setor de gestão de compras, antigamente, era reconhecido na atividade de apenas fazer as compras exigidas pelos setores da empresa e se resumia em atender todas as demandas exigidas. Hoje em dia, porém, o comprador é encarado como uma forma da empresa atingir seus objetivos estratégicos.

Com uma abordagem estratégica e compras, e com o auxílio do fluxo de caixa, o gestor dessa área precisa priorizar as compras por ordem de importância e impacto na estratégia da empresa, deixando compras menos importantes fora da lista de prioridade.

A negociação é essencial já que o comprador irá se dedicar a trazer as melhores condições para os itens importantes para a estratégia da empresa, fazendo uma estratégia de negociação melhor para cada item a ser comprado. O importante é sempre priorizar os mais importantes e focando em melhores condições de prazo e preço desses itens essenciais para a empresa.

A CorporativoSupply se preocupa com o desenvolvimento da empresa e, por esse motivo, se torna um grande parceiro da empresa que se preocupa com o fluxo de caixa, já que há o fornecimento de serviços e produtos que ajuda na otimização de processos e no imobilizado financeiro (estoque).

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *