Como as indústrias podem atingir a redução de estoque e consequentemente reduzir custos

As indústrias, de modo geral, precisam estar atentas ao estoque, para que este não se torne um fator de custos excessivos e que ao mesmo tempo, não falte produtos importantes no estoque dificultando e atrasando a produção.

O inventário ocupa espaço nas indústrias, gera necessidades de transporte e armazenamento. Materiais, trabalhos não acabados e acabados, ocupam espaço na fábrica e não geram valor agregado, mas se tornam um ativo parado e correm  risco de degradação e até mesmo se tornem obsoletos rapidamente, principalmente, os materiais estocados há mais tempo.

Portanto, para que a empresa reduza custos na gestão de seu estoque, a alternativa seria reduzir o mesmo e assim, consequentemente, reduzir custos.

Para isso, a chave é: focar as variáveis ??de entrada. Porém, o objetivo principal das indústrias é maximizar lucros a longo prazo. Então, as tentativas de reduzir o estoque devem estar em harmonia com este objetivo.

E, para que este objetivo final de reduzir custos com o estoque seja atingido, algumas medidas precisam ser adotas.

Use o Diagrama de Pareto no seu inventário

O Diagrama de Pareto, como já falamos aqui no Blog também é conhecido como a regra dos 80/20 e  possui grande utilidade na administração de empresas e indústrias, pois permite a análise de defeitos de produtos, que representam custos elevados e também importante desgaste na imagem da qualidade dos produtos.

Tratando-se do estoque, as indústrias devem reunir as vendas e estoques com seu valor em Reais por item. E construir dois gráficos de Pareto. No primeiro, os itens devem ser classificados em A, B, C e D que equivalem a 80%, 15%, 5%, 0% das vendas. Em seguida, faça o cálculo do seu inventário para cada grupo. Se os itens A representarem 50% do seu inventário, então o seu estoque para estes produtos deve ser referente a este valor.  E, o segundo gráfico classifique os itens com base no inventário. Em seguida, calcule as vendas de cada grupo. E, se os itens de estoque A devem representar pelo menos 50% de suas vendas se não, o estoque pode estar fora de equilíbrio.

Uma quantidade significativa de estoque em itens de baixa demanda pode indicar problemas com produtos run-outs, transições, gerenciamento de mudanças de engenharia e gerenciamento de inventário obsoleto. Portanto, estas ações são uma excelente maneira de começar a olhar para o seu inventário. Depois de recolher essa informação, você tem o resultado de uma fonte de armazenamento de dados da cadeia para análise posterior.

Revisar os ciclos de ordem / quantidades

Quantidades de pedidos menores e mais frequentes se traduzem em menos inventário. Então, algumas perguntas precisam ser feitas, como: Existe capacidade suficiente para aumentar as trocas necessárias por ciclos mais frequentes? A perda de capacidade pode ser compensada pela execução de peças de baixa demanda e de menor frequência? Haverá alguma perda de eficiência de transporte mudando-se para lotes menores? O que isso significa para a carga de trabalho nos centros de distribuição?

Então, determinar frequências de ordem é uma das variáveis-chave da cadeia de suprimentos. Esta variável pode afetar quase todos os aspectos da cadeia de fornecimento. As organizações devem ter um conhecimento profundo dos custos que envolvem a cadeia de suprimentos e recursos. Assim, as opções para melhorar esta variável se aplicam a  reduzir o tempo de instalação e custos, reavaliando o custo de manutenção de estoques. Conhecendo profundamente os procedimentos de armazenamento, de transporte e os custos de inventário trade-offs.

Concluindo

Para reduzir o estoque é importante estar atendo aos processos que envolvem a cadeia de suprimentos e as compras e sempre buscar melhoria contínua para tais. E, para atingir estas melhorias, as indústrias precisam ter uma visão geral de todos estes processos, conhecendo do início ao fim tudo o que acontece na cadeia de suprimentos e todos os processos que envolvem as compras da empresa, bem como, da sua gestão.

E, como a ideia é manter uma redução de custos no geral da indústria, não deve-se focar somente no estoque, mas obter uma redução de custos com as compras corporativas também é uma alternativa. Aqui no Blog, nós já escrevemos um texto que pode te ajudar a usar a tecnologia para reduzir custos com compras corporativas!

Leave a reply